Sobre a Plataforma de Cidadania Digital

O advento das redes digitais de última geração ampliou as práticas e as formas de participação, oferecendo aos cidadãos comuns não somente as condições técnicas para o acesso imediato às informações públicas, mas também à palavra pública, isto é, a possibilidade de se expressar publicamente e com uma grande visibilidade, poder esse até então restrito aos líderes de opinião e aos grandes canais midiáticos.

Contudo, além dessas qualitativas alterações das relações entre os cidadãos e as instituições em todo o mundo, o advento das redes de última geração começou a conectar as pessoas, além dos dispositivos tecnológicos e redes sociais, às coisas (Internet of things), aos bancos de dados ilimitados (Big Data) e a inteligências artificiais, gerando alterações importantes não apenas nas relações sociais, mas na própria morfologia do social.

Passamos a interagir em rede com algoritmos, bancos de dados autopoiéticos e inteligências relacionais não humanas. Ao lado das enormes possibilidades de participação direta por parte da população, facilitadas pela construção de plataformas e arquiteturas de interação, surgem problemáticas inéditas e complexas em suas características. De um lado, a progressiva diminuição da distinção entre esfera pública e esfera privada, dilema esse que, pela facilidade de acesso aos dados, torna possível o monitoramento e o acesso às informações pessoais dos usuários por parte de grupos privados e agências de informações. Dessa maneira, as formas de conectividade continuada tornam rastreáveis os próprios cidadãos, deixando-os vulneráveis a campanhas publicitárias invasivas e à divulgação de seus interesses e comportamentos particulares.

De outro lado, essa mesma dimensão conectiva e de acesso aos dados apresenta, também, a possibilidade de empoderar os indivíduos e os consumidores, oferecendo condições para acompanhar as atividades das empresas, das instituições e de seus próprios representantes. Se a tais transformações acrescentamos o papel ativo dos dados e dos algoritmos nas atividades cotidianas, assim como em nossa participação na vida pública, compreende-se a necessidade de formação e de pesquisa perante esse novo e complexo universo de interação entre pessoas, dados, dispositivos e redes inteligentes.

A Plataforma de Cidadania Digital será fundada em um ambiente virtual com Recursos Educacionais Abertos e contará com um banco de dados de cursos, palestras, textos, blog interativo, podcasts, entrevistas, exemplos internacionais de práticas de cidadania digital. Ao longo de sua implementação, serão sediadas iniciativas físicas de impacto social com foco na população jovem e sua produção em rede. Para isso contará com cursos de ativação de estudantes, professores e outros profissionais interessados em promover uma iniciativa de cidadania digital. A plataforma contará com uma área de ativação cidadã onde será possível proporcionar atividades para que jovens identifiquem problemas em seus contextos que queiram resolver. Essas iniciativas podem ser compartilhadas tanto na plataforma, porém serão encorajados a publicar em outras redes para conectar outras ativações.

O objetivo é compor um processo de cidadania disseminativo e participativo. Contará com 4 ambiente: o diretório de conteúdo, arquitetura de formação, wiki cidadania e o prêmio de cidadania digital

Ecossistema da Plataforma

Diretório de Conteúdos

O Diretório de Conteúdos (DC), em fase inicial de desenvolvimento, funciona como o core da plataforma de Cidadania Digital. Neste espaço estão sendo disponibilizados artigos, arquivos de áudio e vídeo (filmes, docs, entrevistas, podcasts, etc) e imagens relacionadas à temática da cidadania digital. Este banco de dados é alimentado manualmente por professores e pesquisadores que são responsáveis por preencher um conjunto de metadados relacionados a cada informação (artigo, vídeo, áudio ou imagem) que é indexada no DC. Inicialmente, a plataforma não irá armazenar nenhum conteúdo em servidores próprios e todas as informações já estão disponibilizadas online em outros repositórios. Seu funcionamento será como um hub de conteúdos pertinentes cabendo aos professores e pesquisadores a curadoria e alimentação da plataforma com os metadados necessários para o redirecionamento dos conteúdos.
Por Cidadania Digital ser um conceito guarda-chuva que envolve uma vasta gama de outros conceitos e áreas do conhecimento, todo conteúdo agregado à plataforma é categorizado em tags temáticas (verbetes) de responsabilidade dos professores e pesquisadores envolvidos com aquele específico campo do conhecimento. Apesar de partirmos de um número pré-definido de tags (condicionado pelos colaboradores que encabeçam essa iniciativa), outras serão criadas e as existentes ampliadas de acordo com as demandas de expansão da rede. Algumas das tags já trabalhadas envolvem governança digital, net-ativismo, mídias nativas, design, blockchain, algoritmos, green data e mudanças climáticas, regulação e acesso a dados, entre outros
Os metadados, por sua vez, se referem às informações específicas que estão sendo anexadas a cada uma das tags: tipo, sub-tema, título, autor, palavras chaves, descrição, canal de publicação, etc. Inicialmente estamos trabalhando com um grupo básico de metadados, mas à medida que os conteúdos forem se complexificando, pretendemos também expandir as informações referentes a cada um deles.

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WikiCidadania

A plataforma WikiCidadania funciona como um glossário colaborativo no qual todos os verbetes e conceitos (muitos oriundos das tags) abordados na plataforma Cidadania Digital serão explicados em toda sua profundidade e extensão, bem como interrelacionados entre si e outros conteúdos. A proposta é que a WikiCidadania seja construída de maneira colaborativa mesclando contribuições de pesquisadores, professores e usuários e, por isso, é compreendida como uma plataforma distinta, com um conjunto de funcionalidades específico, mas que poderá facilmente se integrar ao complexo da Plataforma de Cidadania Digital.

Masterclass Unico

Se atualize sobre a Era Digital e compreenda as implicações atuais e futuras em nossas vidas, na carreira e na própria sociedade.

Professores: Massimo Di Felice, Derrick de Kerckhove, Ysadora Córdova, Eliete Pereira, Sônia Guajajara

Realização: Atopos logo Cidadania Digital logo Unico logo USP logo

Quero participar

O ATOPOS é uma rede internacional de pesquisa formada por pesquisadores de diversas áreas que, em diversos países, investigam o impacto das tecnologias digitais nos distintos âmbitos da sociedade atual.

Surgido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em 2005, tem como objetivo a produção de conhecimento transdisciplinar e inovador, assumindo os compromissos de formar pesquisadores, de produzir publicações e de estender e compartilhar os resultados das investigações por meio de um diálogo com os mais variados setores da sociedade.

O ATOPOS conta com pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação procedentes das áreas de Ciências Sociais, Comunicação, História, Arquitetura, Artes, Biologia, Filosofia, Física e Educação.

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Conheça a Equipe

Demais integrantes


Aline Pascoalino
Graduada (2005), Mestra (2009) e Doutora (2013) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), com período sanduíche na Universidade do Porto (2012-2013). Atou como docente substituto ministrando disciplinas na área de Geografia Física, para os cursos de Geografia, Engenharia Ambiental e Ecologia da UNESP Rio Claro (2015-2016) e também como docente e pesquisadora do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), ministrando disciplinas na área de Geografia Física para o curso de Licenciatura em Geografia (2017-2019). Atualmente, é professora e pesquisadora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde ministra as disciplinas de Climatologia, Climatologia Geográfica e Geografia da Saúde para os cursos de Geografia e Geologia; e Coordenadora do Laboratório de Estudos Climáticos (LECLIG). Atua em pesquisas na área de Análise Ambiental, Climatologia regional, Climatologia geográfica, Bioclimatologia Humana e Clima urbano e saúde.

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André Dala Possa
Professor do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cerfead) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) na área de EAD e Tecnologias Educacionais. Graduado em comunicação (jornalismo); mestre em Ciências Sociais; doutor em Ciências da Comunicação. Área de concentração: Interfaces sociais da comunicação - Comunicação e educação. É pesquisador associado em dois núcleos da USP: Observatório da Cultura Digital da Escola do Futuro e Atopos. Na gestão educacional, atuou como diretor de extensão, pró-reitor de extensão e relações externas e atualmente é reitor pro tempore do IFSC.

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Beatrice Bonami Rosa
Doutora em Ciências da Comunicação e Filosofia da Informação pela ECA-USP (Universidade de São Paulo) e IOE-UCL (University College London). Mestre em Educação e Inovação. Pesquisadora do Painel Independente para Preparação e Resposta à Pandemia (IPPPR / OMS). Jovem Embaixadora representando a América Latina e Caribe da UNESCO / GAPMIL e Cofundadora da HILA Alliance.

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Bruno Madureira Ferreira
Designer gráfico, bacharel em Comunicação Social pela Faculdade Esamc de Uberlândia (2015). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisando design digital, plataformas digitais e participação política intermediada por plataformas digitais. É membro do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP) sob coordenação do Prof. Dr. Massimo Di Felice, onde desenvolve trabalhos ligados a cidadania digital e design.

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Cláudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira
Graduada em História (FFLCH), com Mestrado em Ciências da Comunicação (ECA-USP), na Universidade de São Paulo e especialização em Comunicação Estratégica de mercado (Unesp-Faac). Atualmente, é bolsista em nível de Doutorado na linha de pesquisa “Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento”, na Universidade Lusófona do Porto, Portugal. Pelo Museu da Pessoa coordenou várias publicações, entre elas os livros Memórias dos Brasileiros e Memórias do Comércio em São Paulo: novos olhares (SESC-SP). Atuou e é Sócio-fundadora do Instituto Museu da Pessoa.Net. Desde 2005 é pesquisadora associada do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA-USP). Faz parte do Conselho Científico do Instituto Toposofia desde 2014. Em abril de 2016, tendo como madrinha a escritora Josefina Fraga, ingressou na Academia Bauruense de Letras, assumindo a cadeira de número 39, cujo patrono é o historiador Muricy Domingues.

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Eli Borges Jr.
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é bacharel em Comunicação Social pela ECA/USP e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP). Foi bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (Processo nº 2016/03588-7), dedicando-se à tese "Teoria da Forma Algorítmica. Entre uma estética e uma ética dos algoritmos: relações entre imagem, fruição e ação", sob a orientação do Prof. Dr. Massimo Di Felice. Entre 2018 e 2019, foi aluno do Programme Recherches Doctorales Libres da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris (Bolsa BEPE-FAPESP, Processo nº 2018/06565-3), sob a supervisão do Prof. Dr. Georges Didi-Huberman. Tem experiência na área de Comunicação (Teoria e Filosofia da Comunicação, Comunicação Digital) em interdisciplinaridade com os campos da Filosofia, da Estética e das Artes, tendo desenvolvido pesquisa de mestrado sobre a relação entre os meios de comunicação e as artes do espetáculo, com orientação do Prof. Dr. Massimo Di Felice (Bolsa FAPESP). Foi coordenador-adjunto do Centro Internacional de Pesquisa Atopos USP, atuando nas linhas de pesquisa "Ecosofia" e "Aoristos", da qual hoje é coordenador. Realizou estágio de pesquisa de mestrado na U.F.R. Arts, Philosophie, Esthétique da Université de Paris 8 - Vincennes Saint-Denis (Bolsa BEPE - FAPESP), sob orientação da Profa. Dra. Erica Magris, além de intercâmbio acadêmico na Facoltà di Scienze Politiche, Sociologia e Comunicazione da Università La Sapienza di Roma. É coordenador, junto a Massimo Di Felice e Antonio Rafele, da coleção "Clássicos para a Comunicação", da Editora Paulus. Foi professor colaborador em cursos da ECA/USP. Atualmente, é professor na Escola de Ciências Sociais, Educação, Artes e Humanidades da Universidade Anhembi Morumbi (HECSA-UAM).

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Eliane Schlemmer
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D. Avaliadora ad-hoc da CAPES, CNPq e FAPERGS. Pós-Doutora em Educação – Ecossistemas de Inovação na Educação na cultura híbrida e multimodal, pela Universidade Aberta de Portugal – UAb-PT. Doutora em Informática na Educação e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Bacharel em Informática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (nota 7 na CAPES) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada na UNISINOS. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq, desde 2004. Pesquisadora-colaboradora na Unidade de Estudos do Local – ELO/UAb-PT e no Grupo de Pesquisa Atopos/USP.

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Eliete Pereira
Historiadora e mestre em Ciências Sociais (Universidade de Brasília), é doutora em Ciências da Comunicação (Universidade de São Paulo) com realização de estágio sanduíche no exterior com Bolsa Capes na Universidade IULM de Milão (2012). Desenvolveu pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (PPGMus), MAE/USP, com bolsa PNPD/Capes (2017) Desde 2005, é pesquisadora do Centro de Pesquisa ATOPOS da ECA-USP, onde coordena a linha de pesquisa - Tekó: a digitalização dos saberes locais. É pesquisadora do InterMuseologias - Laboratório Interfaces entre Museologias - Comunicação, Mediação, Públicos e Recepção, MAE-USP. Colaboradora como pesquisadora do 'Sostenibilia - Osservatorio Internazionale di teoria sociale sulle nuove tecnologie e la sostenibilità' da Universidade La Sapienza de Roma.

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Erick Roza
Doutor em Comunicação Social além de possuir graduação e mestrado na mesma área pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É, também, graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atua como professor na área da Comunicação e das Ciências Sociais na Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

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Evandro José Medeiros Laia
Professor de Audiovisual no Departamento de Jornalismo, da Universidade Federal de Ouro Preto e Pesquisador Associado ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutor em Comunicação e Cultura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), com estágio doutoral no Departamento de Antropologia Aplicada do Teachers College, Columbia University, em Nova Iorque. É mestre em Comunicação e Sociedade (2012) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (2005), pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Co-fundador do Observatório jornalismo(S), espaço para pensar “jornalismos possíveis, mundos possíveis” (youtube.com/jornalismos). É membro do Grupo de Pesquisa "Quintais: cultura da mídia, arte e resistência" (UFOP/CNPq) e do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Jornalismo Audiovisual" (UFJF/CNPq). Integra a rede internacional de pesquisa Atopos (ECA/USP).

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Genivaldo Paulino Monteiro
Mestre em Educação pelo PPGE-UFPE. Atualmente está concluindo o Doutorado em Educação no PPGE-FE, na Universidade de São Paulo (FEUSP). Foi professor temporário de Filosofia da Educação na UFPE e UFRPE. Atualmente atua como professor efetivo (assistente) na mesma disciplina, lotado no Departamento de Educação do Centro de Humanidades, da Universidade Estadual da Paraíba (CH-UEPB). Foi coordenador do curso de Pedagogia do CH-UEPB, atuando ainda como pesquisador PIBIC-UEPB na linha de Fundamentos da Educação. Atualmente participa como pesquisador da Plataforma de Cidadania Digital, coordenada pelo Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (ECA-USP), atuando na linha de pesquisa Dianoía, a qual versa sobre processos de aprendizagem em contextos digitais e reticulares. Na Plataforma de Cidadania Digital desenvolve ainda o verbete: Ontologias Contemporâneas e Cidadania Digital.

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Ian Dawsey
Formado em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduado em Marketing e Gestão pela ESPM, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e pesquisador do Centro Internacional de Pesquisa Atopos.

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Isabella Moura
Especialista em Marketing Estratégico para novas tecnologias, com MBA pela Unicamp e Birkbeck - University of London. Possui vasta experiência em empresas de tecnologia no Brasil e nos EUA (Vale do Silício), tais como: CISCO,IBM, entre outras. Participou de congressos e conferências, bem como, do 1º Festival Internacional da Cidadania Digital, promovido pela USP/ATOPOS (2020) sobre “Plataformas Digitais e Blockchain para a Cidadania Digital”, e do evento realizado pelo Instituto Atopos na ECA/USP (2019), sobre “Governança e Cidadania na época das Plataformas Digitais e do Blockchain”. Ambos como painelista. É pesquisadora do instituto Atopos.

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Janaína Menezes
Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS, especialização em Psicopedagogia, graduação em Pedagogia e Ciências Jurídicas. Atualmente é doutoranda em Educação (UNISINOS) e vinculada ao grupo de pesquisa GPe-dU/CNPq - Unisinos onde participa no desenvolvimento de projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Suas principais áreas de atuação são pesquisa, docência e assessoria na área da Educação, Educação Digital, Educação Híbrida e Multimodal, Games e Gamificação, Pensamento Computacional e Metodologias e Práticas Inventivas. Na área de Educação desde 1991, possui experiência docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Pós-Graduação, bem como na formação de professores tanto da rede pública como privada.

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Julliana Cutolo Torres
Gestora Ambiental. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, com enfoque em redes digitais e sustentabilidade. Pesquisadora em Ecosofia, Green Data e Redes Ecométricas pelo Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS/USP. Atua como palestrante, consultora e empreendedora de impacto socioambiental. Foi docente na FAPCOM e no Istituto Europeo di Design – IED-SP, e também no curso de especialização Redes Digitais, Terceiro Setor e Sustentabilidade (ECA-USP).

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Lara Linhalis Guimarães
Formou-se em Comunicação Social/Jornalismo (UFV). É mestre em Comunicação e Sociedade (Facom/UFJF) e doutora em Comunicação e Cultura (Eco-UFRJ). Atualmente, Lara é professora adjunta do curso de Jornalismo da Ufop e pesquisadora associada do PPGCOM-UFJF. É integrante dos grupos de pesquisa “Quintais: cultura da mídia, arte e política” (Dejor/Ufop) e “Núcleo de Jornalismo e Audiovisual (NJA)” (Facom/UFJF), além de ser pesquisadora colaboradora da Plataforma Cidadania Digital (ATOPOS-USP). Lara é co-fundadora e pesquisadora do Observatório Jornalismo(S). É diretora e apresentadora da série audiovisual Traduções, junto com o professor e pesquisador Evandro Medeiros Laia (Ufop). Sua mirada de pesquisa busca inspiração nos modos de traduzir mundos operantes em cosmologias ameríndias para imaginar um “Jornalismo de Perspectivas”, experimento conceitual desenvolvido à época de sua pesquisa doutoral. Áreas de atuação: comunicação e antropologia; jornalismo e perspectivismo ameríndio; audiovisual; gestão de projetos em comunicação e cultura.

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Leandro Key Higuchi Yanaze
Doutor em Engenharia Elétrica (POLI-USP), mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP), especialista em Teorias e Práticas da Comunicação (Faculdade Cásper Líbero) e graduado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP). Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Design e Tecnologias Digitais (CODE/Unifesp) e coordena a linha de pesquisa Tecnologias Interativas: educação, comunicação e design. Também é pesquisador do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA-USP), atuando em games para a cidadania digital. Tem atuado em pesquisas sobre design educacional, tecnologias imersivas, game design, games educacionais, games educacionais e acessibilidade. É autor dos livros “Redes digitais e sustentabilidade: as interações com o meio ambiente na era da informação” e “Tecno-pedagogia: os games na formação dos nativos digitais”.

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Marcella Schneider Faria-Santos
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, fez intercâmbio acadêmico em Portugal na Universidade Nova de Lisboa, possui graduação em Comunicação Social pela UNISANTA (Universidade Santa Cecília). É docente na FAPCOM (Faculdade Paulus de Comunicação), ministrando diferentes disciplinas na área de comunicação, sociologia e filosofia; é membro do NDE do curso de Filosofia e do curso de Publicidade e Propaganda, foi coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da FAPCOM; integrou a equipe de assessoria acadêmica desenvolvendo projetos pedagógicos (bacharelados, tecnológicos e licenciatura) e recepcionando comissões avaliadoras do MEC. É pesquisadora membro da Plataforma Cidadania Digital, coordenada pelo Centro de pesquisa Atopos da ECA/USP. Atua na linha de pesquisa AION - netativismo e teoria da ação; coordenou o intercâmbio acadêmico com a Universidade Nova de Lisboa, organizou eventos acadêmicos/culturais, como por exemplo, I Festival de Cidadania Digital; o II Seminário Mídias Nativas, o Seminário Mente, Tecnologia e Conectividade, com o Prof. Derrick De Kerkchove, entre outros. Realizou oficinas de comunicação baseada na metodologia educomunicação.

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Marina Magalhães
Formada em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba, instituição na qual tornou-se Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas. É doutora em Ciências da Comunicação (Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias) pela Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Além de ter atuado como repórter desde 2008 na imprensa nacional (G1) e internacional (Revista Brazil com Z - Espanha), já escreveu os livros “Polarizações do Jornalismo Cultural” (2008) e “Jornalistas no cotidiano das Redes digitais” (2013), publicados no Brasil pela Marca de Fantasia, e “Net-ativismo: protestos e subversões nas redes sociais digitais”(2018), publicado em Portugal pela Coleção ICNOVA. Atualmente é docente do curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

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Matheus Soares Cruz
Mestrando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela UFRN. Bolsista de mestrado Capes e pesquisador integrante do Centro de Pesquisa Internacional Atopos (USP). Pesquisa sobre esfera pública em contextos digitais e formas de participação em rede.

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Michelle Dias
Jornalista, com graduação em Comunicação Social: Habilitação Jornalismo e graduação em Administração de empresas. Possui mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e atua como Analista Legislativo – jornalista, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Tem experiência em televisão, rádio, mídia impressa e mídias digitais. Trabalhou em veículos regionais e nacionais e em produção de conteúdo e reportagem para site em Londres, UK, onde passou uma temporada estudando documentário audiovisual.

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Rita Machado de Campos Nardy
Bióloga, jornalista e mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), é sócia e consultora da Società Sustentabilidade (www.societaconsultoria.com.br). É doutoranda e pesquisadora da linha de pesquisa em Redes digitais e sustentabilidade, no Centro Internacional de Pesquisas Atopos (ECA USP - www.atopos.com.br) e é conselheira independente da ponteAponte (ponteaponte.com.br/equipe). Integra o verbete Green data, ecologia e mudanças climáticas da Plataforma Internacional de Cidadania Digital.

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Tatiana Revoredo
Blockchain Strategist. CSO na the Global Strategy. Membro fundadora da Oxford Blockchain Foundation. Digital Representant no European Law Observatory on New Technologies. Especialista em Aplicativos de Negócios Blockchain pelo MIT. Estrategista em Blockchain pela Saïd Business School, University of Oxford. Especialista em Inteligência Artificial e Estratégia de Negócios pelo MIT Sloan e MIT CSAIL. Especialista em mitigação de riscos cibernéticos pela Harvard University. Convidada pelo Parlamento Europeu para o The Intercontinental Blockchain Conference. Convidada pelo Parlamento Brasileiro para Audiência Pública sobre Blockchain e Criptoativos. Autora dos livros “Blockchain - Tudo o que você precisa saber”, e “Bitcoin, CBDC, DeFi e Stablecoins – Qual o futuro do dinheiro”. Participou dos maiores eventos mundiais de Novas Tecnologias, como Word Web Forum, Business of Blockchain (MIT Media Lab), Blockchain e Fintech Symposium na Said Business School – Universidade de Oxford, EthCC Paris, Consensus, 1st Crypto Finance Conference, 1st Global Blockchain Congress, entre outros.

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Teresa Neves
Professora associada do Departamento de Fundamentos, Teorias e Contextos da Faculdade de Comunicação da UFJF e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduação em Comunicação Social pela UFJF.

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Thiago Cardoso Franco
Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos PPGIDH (UFG) e do curso de Relações Públicas da Faculdade de Informação e Comunicação (UFG). Doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), na área de Teoria e Pesquisa em Comunicação, na linha de Comunicação e Ambiências em Redes Digitais. Mestre em Comunicação, Cultura e Cidadania (UFG). Coordenador de Comunicação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (UFG), Programa da Agência ONU para Refugiados (ACNUR). Membro do Observatório Latino-americano de Cidadania Digital. Membro do Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (USP), onde trabalha com teorias da comunicação, redes digitais e comunidades ameríndias. Pesquisador associado ao Sostenibilia (Osservatorio Internazionale di Teoria Sociale Sulle Nuove Tecnologie e la Sostenibilità), Università Sapienza di Roma.

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Barbara Carfagna
Com mais de 25 anos de experiência como jornalista, desde 2017 é âncora do programa "Codice" transmitido pela emissora de televisão italiana RAI sobre o mundo da tecnologia e da informação. Também apresenta, junto com Massimo Cerofolini o podcast "CodiceBeta". É professora na Sapienza Università di Roma, na Itália.

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Cosimo Accoto
É filósofo, pesquisador do MIT, Boston, onde seus projetos de pesquisa tecnocultural estão focados em: teoria do software, sociedade de sensores, ciência de dados, inteligência artificial, design de plataforma e tecnologia de blockchain. Cosimo publicou vários livros de negócios e cultura: “Il mondo ex machina. Cinque brevi lezioni di filosofia dell'automazione” (Egea 2019); “Il mondo dato. Cinque brevi lezioni di filosofia digitale” (Egea 2017, edição em inglês: “In Data Time and Tide”, Bocconi University Press 2018); “Social mobile marketing” (em coautoria com a prof. Andreina Mandelli, Egea 2014).Consultor e palestrante principal, ele também publicou artigos de negócios em Economia e Gestão (SDA Bocconi School of Management), Harvard Business Review Italy, Sole24Ore-Nova24. Sua carreira gerencial e profissional amadureceu na indústria de dados e análises, bem como em consultoria de gestão estratégica. Ele atuou como parceiro e vice-presidente de inovação na OpenKnowledge (BIP Group), ajudando organizações e empresas a imaginar e implantar negócios digitais e projetos de transformação cultural. Anteriormente, ele trabalhou como Diretor Comercial na Memis, como Chefe de Desenvolvimento de Negócios na Jupiter Media Metrix (agora Comscore) e como Gerente de Vendas e Serviços na AGB Itália (agora Nielsen).

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Derrick de Kerckhove
Derrick de Kerckhove é professor emérito do departamento de francês da Universidade de Toronto e leciona na Universidade Federico II, em Nápoles, na Itália. Ao longo de mais de 20 anos, foi diretor do Programa McLuhan em Cultura e Tecnologia, um dos maiores centros de pesquisa e estudo sobre tecnologia no mundo. Durante a década de 1970, inclusive, foi assistente e coautor do próprio Marshall McLuhan. Além disso, Kerckhove é professor convidado na Universidade Aberta da Catalunha em Barcelona (Espanha) e é autor de livros publicados em vários países, incluindo "A pele da Cultura" e "Connected Intelligences".

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Enea Bianchi
Bacharel e mestre em filosofia teórica pela Universidade de Roma Tor Vergata, desenvolveu seu doutorado em Italian Studies na Universidade Nacional da Irlanda, Galway, da qual é atualmente professor.

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Isabel Maria Perez Da Silva Babo
Agregação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Doutoramento e D.E.A. em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris. Licenciatura em Filosofia pela Universidade do Porto. Reitora da Universidade Lusófona do Porto (ULP) e diretora da Faculdade de Comunicação, Arquitetura, Artes e Tecnologias de Informação da ULP, onde leciona nas áreas da comunicação interpessoal, da sociologia da comunicação e dos públicos. Docente no doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa). A sua área de especialização é a sociologia da comunicação, a sociologia do acontecimento e os públicos, com livro, artigos científicos e comunicações sobre acontecimento, acontecimento mediático e jornalístico, memória coletiva, problema público, media e públicos. É investigadora do CICANT.

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José Alberto Sánchez Martínez
José Alberto Sánchez Martínez é doutor em ciências sociais com ênfase em comunicação e política pela UAM-Xochimilco, México. Mestre em comunicação com especialidade em novas tecnologias (UNAM). Professor do Departamento de Relações Sociais da Divisão de Ciências e Humanidades da UAM-Xochimilco. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI), nível II, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (Conacyt) do México. Publicou diversos ensaios relacionados a questões como cultura digital, virtualidade e processos visuais. Atualmente trabalha a temática da cultura digital com enfoque no campo da arte e na sociologia da arte. Entre suas atividades, desenvolveu a poesia como campo de criação e pesquisa.

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José Augusto Bragança de Miranda
Sociólogo pelo Instituto ISCTE do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e doutor em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). É professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, onde desenvolve trabalhos nas áreas de Teoria da Cultura, Teoria dos Media, Cibercultura, Artes Contemporâneas e Teoria Política. Para além das funções de professor, é presidente do Centro de Estudos de Comunicação de Linguagens (CECL) da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido anteriormente diretor da Revista de Comunicação e Linguagens (RCL). Participa de conferências e colabora com diversas revistas especializadas em comunicação, centrando a sua investigação nas áreas da cultura e tecnologia. Das obras que publicou destacam-se Analítica da Atualidade (1994), Política e Modernidade: Linguagem e Violência na Cultura Contemporânea (1994), Teoria da Cultura (2002).

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Mario Pireddu
Professor associado na Università degli Studi della Tuscia, na Itália, possui Ph.D. em Teoria da Informação e Comunicação pela Universita Degli Studi Di Macerata e experiência Educação e mídia, com foco em Tecnologia Educacional. Pireddu é coordenador da comissão científica do curso acadêmico online em Ciências da Educação na Universidade de Roma Tre e membro do Laboratório de Técnica Audiovisual (LTA), unidade que realiza atividades de pesquisa, ensino, produção e atendimento ao uso pedagógico-didático de mídias, com especial atenção à integração de ferramentas conceituais/materiais tradicionais e novas. Suas publicações incluem "Social Learning" (Guerini, 2014), "História e pedagogia nos media" (Annablume, 2012) e "Mediologia" (ed., Liguori, 2012).

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Michel Maffesoli
Eminente sociólogo francês, considerado criador da Sociologia do Imaginário e do Cotidiano. Professor de Sociologia da Universidade de Paris-Decartes V- Sorbonne, é diretor do Centro de Estudos sobre o Atual e o Cotidiano (CEAQ) e do Centro de Pesquisa sobre o Imaginário (CRI), em Paris. Antigo aluno de Gilbert Durand, Michel Maffesoli construiu uma obra em torno da questão da ligação social comunitária e a prevalência do imaginário nas sociedades pós-modernas. É secretário geral do Centre de recherche sur l'imaginaire e membro do comitê científico de revistas internacionais, como Social Movement Studies e Sociologia Internationalis. Michel recebeu o Grand Prix des Sciences Humaines da Academia Francesa, em 1992 por seu trabalho La transfiguration du politique. Ele é também vice-presidente do Institut International de Sociologie (I.I.S.), fundado em 1893 por René Worms, e membro do Institut universitaire de France - I.U.F. Em 2011, recebeu o doutoramento honoris causa da Universidade do Minho. É conhecido, ainda, pela popularização do conceito de tribo urbana.

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Pierre Lévy
É um reconhecido pesquisador das tecnologias da inteligência e investiga as interações entre informação e sociedade. Mestre em História da Ciência e Ph.D. em Comunicação e Sociologia e Ciências da Informação pela Universidade de Sorbonne, é um dos mais importantes defensores do uso do computador, em especial da internet, para a ampliação e a democratização do conhecimento. Sua vocação para a pesquisa surgiu durante um curso com o filósofo francês Michel Serres, e seu foco de estudo se concentrou na área da cibernética e da inteligência artificial. Em 1987, lançou seu primeiro livro, A máquina Universo – Criação, cognição e cultura informática. Também é autor de A inteligência coletiva, O que é virtual? e Cibercultura. Tornou-se mundialmente conhecido a partir de 1994 com a difusão de sua tese sobre a “árvore do conhecimento”, sistema criado junto com Michel Authier que é composto por um software de cartografia e pelo intercâmbio de conhecimentos entre comunidades, gerando uma enciclopédia virtual em constante transformação. Atualmente, é professor de Inteligência Coletiva na Universidade de Ottawa. Nas duas últimas décadas, está trabalhando na criação de uma linguagem universal na rede através do Information Economy Meta-Language – IEML. Segundo o projeto, o mundo vive a quarta revolução e chegará a um sistema semântico de metadata universal situado na nuvem, construído colaborativamente e capaz de orientar o futuro da comunicação digital.

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Silvia Surrenti
Silvia Surrenti, Ph.D. is Assistant Professor of Urban and Health Studies in the Department of Clinical and Experimental Medicine. She is a member of the Health Services Research Centre, University of Florence, Italy. She holds a Ph.D. in Social Sciences from the European University Institute of Florence. Her interests lie at the interface of environmental studies, digital technologies, health and wellbeing studies. Her works include a book on the social relational space-time of the contemporary hospital (L’ospedale difficile. Lo spazio sociale della cura e della salute, 2014, with L. Chiesi) and a book on the hospital and city-life (L’ospedale, la città e la rivincita dell’esperienza, 2020).

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