AGATHA-VALENCA/UNSPLASH

Green Data, Info-ecologias e Mudanças Climáticas

As últimas gerações de redes, depois das relações sociais (web 2.0), passaram a conectar as coisas (Internet of Things), os dados (Big Data) e, através de sensores, o território e a biodiversidades, gerando uma rede de redes denominada The Internet of Everything. Mais que mídia, as últimas gerações de redes apresentam-se como habitat e ecossistemas relacionais no interior dos quais entidades diversas (humanos, biodiversidades, clima), enquanto transformadas em dados, passam a interagir de outra maneira. Nasce, assim, uma nova relação entre humanos e meio-ambiente não mais baseada na concepção sujeitocêntrica, mas nas interdependências de relações entre entidades-dados. Superando a dimensão sistêmica da sustentabilidade os green data e as info-ecologias permitem o monitoramento continuado das complexidades relacionais de um território assim como a criação de um novo tipo de contratualidade não mais centrada e limitadas aos humanos.

Responsável

Episódios